A contaminação de fluidos, seja em óleo novo ou usado, é um problema sério que, se não evitado, pode levar a desgastes prematuros e surgimento de outras partículas contaminantes. Isso, por sua vez, resulta em prejuízos significativos ao maquinário e às empresas.
Profissionais da área concordam: para manter um equipamento funcionando no auge de sua capacidade, reduzir custos de manutenção e evitar falhas inesperadas, é essencial que o óleo esteja “limpo”. Isto significa estar livre de qualquer tipo de contaminação, seja sólida ou líquida. Mas uma dúvida comum é: o óleo novo pode estar contaminado? A resposta é SIM!
Contaminação em Óleo Novo
Mesmo com todos os cuidados, a contaminação do óleo é difícil de ser evitada. Diversos fatores contribuem para isso:
- Partículas geradas pelo desgaste interno do equipamento.
- Poeira que entra pelo filtro de ar.
- Contaminação durante o abastecimento, manutenção ou montagem.
- Vazamentos no sistema.
- Durante o transporte, armazenagem ou transferência do óleo novo.
Fontes de Contaminação:
- Origem: O petróleo que dá origem ao óleo pode ser contaminado ainda na refinaria ou durante o processo de envasamento.
- Transporte: O transporte inadequado pode danificar os tambores, levando à contaminação do óleo.
- Armazenamento: Falta de cuidados no manuseio e armazenamento pode causar corrosão nos tambores e contaminação do óleo.
- Transferência: Durante a transferência do óleo das embalagens originais para contentores intermediários, a contaminação pode ocorrer.
Como Resolver a Contaminação?
A dica de ouro é realizar a análise e microfiltragem do óleo, tanto novo quanto usado. Prevenir é sempre melhor do que remediar. Realizar procedimentos de análise e microfiltragem antes de colocar o óleo em operação garante a remoção de qualquer tipo de contaminação.
Análise de Óleo
A análise de óleo é uma técnica de monitoramento essencial. Ela permite identificar falhas e agir antes que se tornem um problema, possibilitando uma manutenção planejada. Com a análise, é possível aumentar o tempo de operação dos maquinários e obter informações em tempo real sobre a qualidade dos fluidos.
Microfiltragem de Óleo
A microfiltragem é um processo onde os óleos passam por elementos filtrantes de profundidade, eliminando partículas de contaminação (água e micropartículas). Esse processo é eficiente para óleo diesel, lubrificantes e hidráulicos, eliminando resíduos sólidos com poros entre 0,1 a 10 micrômetros, separando partículas finas e ultrafinas de até 2 micras.
Conclusão
Mesmo o óleo novo pode conter contaminação, seja ela sólida ou líquida. É vital estar atento às causas dessa contaminação e tentar evitá-las ao máximo. Ainda assim, é praticamente impossível evitar 100% da contaminação, por isso, a análise e a microfiltragem de óleo são essenciais para resolver este problema.
Para mais informações sobre como resolver a contaminação presente em óleos novos e usados, e as vantagens da análise e microfiltragem, entre em contato com os profissionais da POC Filtros. Estamos sempre à disposição para oferecer as melhores soluções para o seu equipamento.