Óleo diesel contaminado: É comum ouvirmos de técnicos e mecânicos que muitos problemas de uma máquina em manutenção foram gerados por uso contínuo de óleo diesel contaminado. Mas o que acontece quando o combustível contaminado chega na máquina?
Sabemos que quando um veículo, equipamento ou maquinário operam em ambientes com grande quantidade de areia, água, poeira e afins, torna-se frequente o número de contaminação no óleo, sejam combustível, hidráulico ou lubrificantes em geral. Assim como colocar um combustível errado no carro ou maquinário, pode gerar grandes problemas.
{…] “assim que essa ‘reserva’ é consumida, a mistura com o composto equivocado entra no sistema. Ele começa a falhar e perder potência até o motor apagar”. Na pior das hipóteses, o erro pode custar os bicos injetores, o motor e o filtro de combustível. Fonte AutoPapo.
Veja abaixo os problemas que podem ocorrer com equipamento que contém óleo contaminado.
1-) Danos ao tanque de combustível.
Ao ser colocado em uma máquina, o diesel contaminado danificará as paredes internas do tanque de combustível, contribuindo para a proliferação de bactérias, fungos e ferrugem.
2-) Dificuldades no fluxo do combustível.
Ao passar pelos filtros primário e secundários, estes serão saturados antes do tempo previsto, deixando passar excesso de contaminação para o sistema. Isto dificultará o fluxo correto do combustível.
3-) Desgaste da bomba injetora.
Ao entrar na bomba injetora, as partículas de contaminação provocarão desgaste interno deixando a bomba desregulada. O aumento no consumo de combustível e o excesso de fumaça podem indicar possíveis avarias no sistema.
Óleo contaminado em Máquinas Agrícolas: 7 problemas
4-) Desgaste dos bicos de injeção.
Os bicos de injeção também sofrerão desgastes fazendo com que o combustível passe a ser esguichado ao invés de pulverizado. Isso pode ser identificado quando a máquina começa a falhar e a perder desempenho.
5-) Desgaste prematuro dos componentes do motor.
A fumaça gerada pela queima de diesel contaminado provocará desgaste em outros componentes do motor como válvulas de admissão, camisa do cilindro, anéis do pistão, e pistão.
6-) Contaminação do óleo do cárter.
E não para por aí, a queima do diesel poluído acaba por contaminar também o óleo lubrificante em todo o cárter, que, por sua vez irá prejudicar todos os componentes que são lubrificados, tais como: virabrequins, biela e tuchos.
7-) Carbonização das partes superiores do motor.
Quando os anéis, pistões, e cilindros ficarem desgastados, o óleo lubrificante irá em excesso para as partes superiores do motor e começará a ser carbonizado pelas altas temperaturas.
Como resolver o problema?
Para evitar problemas maiores com o óleo contaminado, existem algumas práticas que nos auxiliam na prevenção e e limpeza de óleos contaminados. Uma delas é a Microfiltragem de óleo.
Com a microfiltragem, você tem a garantia de limpeza desse óleo e o melhor, ainda poderá reutilizá-lo. Isso gera menor custo a longo prazo e preservação da vida útil dos equipamentos e maquinários, além da preservação do meio ambiente na reutilização dos óleos. A microfiltragem consegue remover 99,6% dos contaminantes!
Outra prática que garante resultados qualificados é a manutenção preditiva. Com ela, através da análise de óleo, você pode ter o controle do estado do óleo que percorre as engrenagens dos seus equipamentos, bem como os elementos químicos presentes nele, como areia, ferro, limalha e muitos outros.
Conclusão
O óleo contaminado é altamente prejudicial para máquinas, pois gera perda de produtividade, aumento no consumo e gastos excessivos com manutenção. Para resolver esse problema, a solução é realizar a microfiltragem destes óleos, removendo 99,6% dos contaminantes sólidos e, também, ter em dia uma manutenção preditiva.
Se você enfrenta este tipo de problema em sua empresa saiba que existem soluções que podem lhe ajudar.
Quer saber mais sobre nossas soluções? Clique aqui e fale com um especialista POC Filtros!