Manutenção preditiva atua como monitoramento dos maquinários com a intenção de prevenir paradas e acidentes decorrentes de danos e falhas. Ela funciona como proteção de peças e fluidos, ou seja, é uma manutenção realizada antes que haja um problema. Atua como proteção e garantia no controle da vida útil dos maquinários e equipamentos em geral.
Como já diz o ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”. O mesmo ditado se aplica aos cuidados necessários com equipamentos, sejam eles das áreas industriais, do transporte, da agricultura ou da construção civil, por exemplo.
Desse modo, manter a manutenção dos equipamentos em dia é reduzir o tempo de operação, ganhar produtividade e, consequentemente, reduzir custos.
MANUTENÇÃO PREDITIVA
Podemos notar falhas mecânicas de diversas maneiras, seja na vibração do volante ou dos pedais, por exemplo, no tempo que leva para o braço da retroescavadeira fazer o movimento de subir, descer, pegar, soltar. Tudo isso implica na saúde do maquinário, bem como dos fluidos que percorrem em seus mecanismos.
A manutenção preditiva é uma técnica baseada no estado do equipamento. Faz o acompanhamento periódico das máquinas, baseando-se na análise de dados coletados por meio de monitoramento ou inspeção em campo.
Atua como monitoramento dos maquinários com a intenção de prevenir paradas e acidentes decorrentes de danos e falhas. Desse modo, a manutenção preditiva possibilita que algo seja feito antes que os defeitos se agravem, evitando prejuízos maiores para os gestores.
Exemplos de manutenção preditiva:
- Análises dos óleos dos maquinários;
- Microfiltragem dos óleos;
- Análises das peças dos maquinários;
Isso resulta em programar a troca das peças antes de quebrarem ou desgastarem a ponto de prejudicar a operação.
COMO FUNCIONA A MANUTENÇÃO PREDITIVA?
Sabemos que para um maquinário funcionar em bom estado, ter maior vida útil e operar com facilidade e agilidade, não é preciso nenhum milagre, apenas estar com a manutenção em dia. Mas como funciona a manutenção preditiva?
Ela funciona como proteção de peças e fluidos, ou seja, é uma manutenção realizada antes que haja um problema. Atua como proteção e garantia no controle da vida útil dos maquinários e equipamentos em geral.
Identificar falhas e agir antes que se tornem um problema
COMO APLICAR A MANUTENÇÃO PREDITIVA?
Há diversas maneiras de se aplicar a manutenção preditiva. Irá depender do tipo de máquina, maquinário, equipamento ou qualquer motor que precise fazer a manutenção.
Aqui na POC Filtros indicamos a Análise visual, a Análise de óleo e a Microfiltragem de óleo, como maneiras de aplicar a manutenção preditiva.
1- Análise visual
Todo dia você pode estar analisando o maquinário ou equipamento se o mesmo apresenta sinais de óleo contaminado ou ruídos, como por exemplo, se a garra da escavadeira está se movendo mais lentamente que o normal ou se a vida útil de peças parece estar menor. A vibração, por exemplo, também é um indicador de falhas.
2- Análise de óleo
A análise do óleo é uma das técnicas de monitoramento mais utilizadas no mundo, segundo a ALS. É uma das mais importantes ferramentas da manutenção preditiva e permite realizar avaliações laboratoriais rápidas e precisas sobre os fluidos utilizado nos equipamentos.
Com a análise de óleo, torna-se possível detectar tanto os desgastes das peças móveis dos equipamentos quanto a presença de substâncias contaminantes já que os equipamentos atuais estão mais sujeitos à contaminação do óleo, exigindo-se maior necessidade de limpeza nos sistemas de fluido ao longo da sua vida útil.
Veja aqui: Análise de Óleo na Manutenção Preditiva
Dentro da Análise de óleo há também o monitoramento do desgaste de peças e equipamentos, ou seja, além de saber a qualidade dos óleos e fluidos, você consegue detectar a saúde das peças e conexões dos seus maquinários.
Após receber os resultados da análise enviada ao laboratório, você tem informações de quais peças estão desgastadas e que estão contaminando o óleo, como também as peças que precisam de troca para evitar quebras, danos ou paradas desnecessárias.
Mas como se livrar da contaminação indicada no meu óleo pela análise?
3- Microfiltragem de óleo
A microfiltragem se baseia, com auxílio de elementos filtrantes, na retenção da contaminação presente em fluidos. Através desse processo, o óleo passa por um conjunto de elementos filtrantes de profundidade que eliminam grande parte das partículas de contaminação.
Importante lembrar que o processo deve ser feito inclusive em óleos novos pois, em sua grande maioria, podem vir contaminados de fábrica.
QUANDO REALIZAR A MANUTENÇÃO PREDITIVA?
É realizada sem a necessidade de haver problemas evidentes, serve para prevenção. Pode-se avaliar o estado atual da vida útil de peças, fluidos e maquinários, assim, podendo fazer a correção antes que falhas tornem-se problemas para a operação.
A manutenção preditiva atua para tardar a preventiva e evitar a corretiva.
BENEFÍCIOS AO APLICAR A MANUTENÇÃO PREDITIVA:
- Evitar manutenções corretivas;
- Saber a vida útil atual das peças e de equipamentos;
- Saber a vida útil atual dos fluidos;
- Poder agendar manutenções e evitar paradas desnecessárias;
- Reduzir troca de peças e fluidos;
- Aumentar o tempo de produção e rendimentos dos maquinários;
- Saber o que tem contaminado suas máquinas e fluidos;
- Reduzir custos.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e fale com especialistas.
Chame a gente no whats: (49) 9 9959-5612 ou ligue para: (49) 3319-9211
Pingback: Diferenças entre filtragem e diálise de óleo - Poc Filtros
Pingback: Análise: fluidos e compartimentos que podem ser monitorados - Poc Filtros