Quem trabalha em campo sabe que nem tudo são flores o tempo todo. Sujeitos a inúmeros percalços como chuvas inesperadas, ventos fortes, poeira erguida durante a colheita ou o preparo da terra, enfim. As máquinas agrícolas encaram muitas atividades “sujas” indispensáveis à produção rural.
Além disso, são investimentos de longo prazo, e para terem sua vida útil prolongada e o máximo de valor ser extraído de aquisições desse porte, a manutenção preditiva tem papel crucial. Descubra mais sobre a função dos filtros agrícolas na conservação da integridade dos seus equipamentos no post a seguir.
Filtros agrícolas
Todo motor a combustão tem em sua estrutura básica a inclusão de filtros em diversas etapas do seu processo de funcionamento. O sistema de lubrificação, por exemplo, conta com filtros na entrada e na saída, com o intuito de evitar que os níveis de contaminação por partículas excedam o aceitável. Também os filtros de óleo diesel são partes integrantes do processo de abastecimento e manutenção de máquinas agrícolas.
Existem dois tipos de purificação de óleo combustível: filtragem e microfiltragem. A filtragem é capaz de reter partículas sólidas do óleo em até 10 micras enquanto a microfiltragem tem retenção de até 2 micras. No caso da POC Filtros, os dispositivos da linha POC (Purificadores de Óleo Combustível) usam mecanismos de filtragem, enquanto os Austech realizam a microfiltragem por meio de sistemas de diálise do óleo combustível.
Os filtros agrícolas, por sua vez, são aqueles instalados nos tratores e outras máquinas agrícolas, podendo estar embarcados na máquina ou não. Isto é, você pode acoplar um filtro no trator ou levá-lo para um pátio de manutenção onde o filtro esteja instalado e acioná-lo quando for abastecer suas máquinas. Cada uma dessas modalidades tem vantagens e desvantagens.
Assim, a principal vantagem da modalidade embarcada é garantir a segurança, em termos de contaminação do óleo por partículas ou água, durante as atividades em campo. Conheça um exemplo real assistindo o depoimento deste produtor rural. Por outro lado, os sistemas desembarcados permitem que você realize a filtragem do combustível em várias máquinas, sem a necessidade de adquirir um filtro para cada.
De modo geral, o recomendado é fazer uma mistura das duas opções. A razão disso é que os POC capturam partículas sólidas mais grosseiras, retendo também 99% das gotículas de água. Os sistemas de diálise (microfiltragem) são recomendados no caso de sistemas hidráulicos muito sensíveis à contaminação por partículas.
Por que usar filtros agrícolas?
Como os gerentes de manutenção e produção sabem a aquisição de novos ativos para uma empresa é um processo que requer cálculos de viabilidade econômica, que por sua vez estão associados à informação sobre a vida útil do equipamento. Essa estimativa é oferecida pelos fabricantes, considerando que os períodos de manutenção sejam cumpridos corretamente e as práticas recomendadas para cada máquina sejam seguidas de modo adequado.
Portanto, o principal argumento para usar filtros agrícolas é financeiro. Isto é, toda a análise de investimento estará em risco se você não puder contar com o prazo de vida útil estimado pelo fabricante.
Com a redução da vida útil, o prazo de depreciação será menor e o valor extraído do investimento talvez não compense, no fim das contas, o investimento inicial. Neste caso, não foi porque o equipamento era ruim, mas porque não foram tomados os devidos cuidados para garantir que a máquina se mantivesse em níveis excelentes de operação.
Já em termos de manutenção, é importante lembrar-se dos compromissos ambientais assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris bem como as políticas de promoção de uso de biodiesel. Com o intuito de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, hoje até 10% do óleo diesel comercializado pode ser misturado com biodiesel. Se por um lado isso é um avanço na direção a sustentabilidade, por outro requer maiores cuidados com a filtragem.
O biodiesel tem propriedades higroscópicas. Isto é, atrai água, que é um dos contaminantes mais nocivos aos motores e aos óleos de máquina. Tal informação é especialmente importante no caso de tratores de uso sazonal. Ocorre que, quando ficam estacionados, o óleo diesel ainda no tanque pode atrair água, ainda mais se houver mistura com biodiesel. Com a máquina parada, há chances de haver condensação no tanque, precipitando gotas de água para o interior do óleo, formando uma emulsão que pode causar danos ao motor e ao sistema hidráulico.
Desse modo, a instalação de filtros agrícolas é básica para assegurar a preservação dos seus ativos e garantir que o maior valor seja extraído do investimento.
Quais filtros agrícolas são mais adequados para minha frota?
É importante saber que todo sistema que compõe um trator terá filtros nas entradas e/ou saídas. Os filtros que integram as máquinas agrícolas hoje costumam ser:
- Filtro de ar;
- Filtro de combustível;
- Filtro de lubrificante;
- Filtro de sistema hidráulico.
No que tange filtros agrícolas de combustível, há os que vêm de fábrica no próprio equipamento e há os sistemas de filtragem complementares, que podem ser instalados de acordo com as necessidades de sua frota. Se suas máquinas trabalham em condições mais extremas, é recomendável a adoção de sistemas complementares.
Conclusão
Atualmente, há vários modelos de filtro integrado, que deve ser substituído ao mesmo tempo em que é feita a troca de óleo. Já os sistemas integrados são principalmente os purificadores como os POC e os dispositivos de diálise, como os Austech. Para certificar-se de que os filtros estão cumprindo seu papel, devem-se incluir análises de óleo periódicas em sua rotina de manutenção.
Em relação à aquisição dos sistemas de filtragem e microfiltragem, essa escolha deverá ser feita caso a caso, para que a recomendação seja condizente com suas necessidades reais em campo. A dica aqui é observar o custo e o prazo do investimento feito em suas máquinas e considerar o custo–benefício da instalação de um sistema desses. Quase sempre, a análise retorna com um “sim” para aquisição, uma vez que a manutenção preditiva previne inúmeros gastos com manutenções corretivas e paradas não previstas na produção, que são prejuízo certo.
Portanto, a escolha dos filtros agrícolas dependerá do seu perfil e dos objetivos que você pretende alcançar. A filtragem de óleo diesel pode ser feita de modo embarcado ou em alguma doca de manutenção, conforme o modelo escolhido. Também, dependendo da sensibilidade do sistema e do seu custo de aquisição, deve-se cuidar para que a vida útil seja aquela esperada, realizando-se as manutenções apropriadas no período indicado pelo fabricante.
Consulte nossos especialistas para saber mais detalhes a respeito dos benefícios de longo prazo da instalação de filtros POC e Austech!