Filtro de óleo combustível saturado ou entupido é um grande problema!
Para entender a dimensão deste problema precisamos falar sobre a quantidade de contaminantes encontrados no óleo diesel brasileiro. Em geral as impurezas do diesel surgem no trajeto entre a refinaria, passando pelos tanques de armazenagem até chegar ao tanque das máquinas. A contaminação do diesel pode se dar principalmente por reações químicas do próprio combustível e também pela falta de manejos adequados que permitem o contato com poeiras, ferrugens, água e outros contaminantes.
Depois de sair do tanque da máquina o diesel é direcionado para filtros originais de combustível, os quais, possuem a função de evitar que partículas como pó, ferrugem, água e outros contaminantes cheguem até à bomba de combustível e aos bicos injetores.
Consequências dos filtros saturados para os equipamentos
Dependendo do fabricante cada filtro tem suas especificações quanto ao período de troca, no entanto, como o nível de contaminação dos combustíveis é elevado os filtros
saturam antes mesmo do recomendado. Quando isso acontece é comum o entupimento dos bicos injetores, ocasionando ao motor perda de força e falhas, em alguns casos até a queima da bomba elétrica de combustível.
Nos equipamentos mais modernos a saturação dos filtros originais simplesmente desliga a máquina até que o problema seja resolvido. Porém, não basta simplesmente trocar o filtro original e continuar usando combustível contaminado, pois logo você terá os mesmos problemas.
Como evitar a saturação dos filtros
Se sua empresa sofre com a necessidade de troca constate de filtros originais, máquinas com falhas de funcionamento, consumo elevado de combustível, além de manutenção de componentes como bico e bomba de injeção de combustível é hora de dar um passo a frente e conhecer duas soluções para este problema.
“A recomendação do profissional é efetuar a manutenção dos filtros automotivos, não só o de combustível, mas de ar e óleo, dentro dos prazos estipulados pelo fabricante do veículo”. Fonte: O Mecânico
Filtragem de óleo diesel
A filtragem é um processo que retira 99% da água e partículas sólidas até 10 micras eliminado a contaminação através de sistema de drenagem. Com a filtragem do óleo combustível sua qualidade fica melhor não sobrecarregando os filtros originais, nem os sistemas de injeção da máquina.
Microfiltragem de óleo diesel
O processo de microfiltragem utiliza elementos filtrantes de celulose para separar partículas entre 0,1 e 10 micros. Neste processo a microfiltragem consegue captar contaminações muito pequenas que certamente passariam pelos filtros originais da máquina causando problemas nos equipamentos.
Conclusão sobre a saturação precoce se filtros de óleo combustível:
Não basta apenas substituir os filtros ou fazer manutenção de bico e bomba injetora e continuar a utilizar combustível contaminado. Uma vez que os combustíveis sofrem contaminação por reação química ou por falta de manejo no transporte e na armazenagem é preciso tomar medidas como a instalação de sistemas de Filtragem e Microfiltragem que irão resolver o problema.
Fale com um especialista em Filtragem e Microfiltragem de combustíveis.
Faça uma consultoria gratuita!