Água no óleo hidráulico: Você enfenta esse problema? Nos podemos te ajudar, e preparamos um conteúdo incrilvel para você!
Responsável por lubrificar a garantir a movimentação das peças de equipamentos e máquinas, o óleo hidráulico (também chamado de fluido) é considerado fundamental na indústria, agricultura, transportes, construção civil, mineração entre outros setores produtivos.
Veja uma vídeo sobre água no óleo produzido por nossos parceiros da ALS Brasil:
Água no Óleo
Como já mencionamos em outros artigos, não é exagero comparar à corrente sanguínea quando se fala de seres humanos, ao papel que os óleos e fluidos desempenham em uma máquina.
Além de lubrificar, outra função do óleo hidráulico é dar força a peças importantes do sistema, sendo fundamental para trabalhos cotidianos, como em linhas de produção ou movimentação de equipamentos e ferramentas.
Porém, assim como é de extrema importância para o funcionamento correto dos equipamentos, o fluído pode ser prejudicial quando possuir algum tipo de contaminação como por exemplo a presença de água no óleo hidráulico.
Água no óleo hidráulico
A água no óleo hidráulico é mais comum do que se pensa e, conforme profissionais do setor, é impossível de ser evitada. Cabe destacar que o aumento gradual, acompanhado da falta de manutenção, pode representar problemas sérios, como:
-
Máquinas paradas;
-
Lentidão de desempenho;
-
Baixa de produtividade;
-
Dificuldade de operação;
-
Aumento de gastos com manutenção;
-
Necessidade de reposição de peças;
-
Desgaste acelerado de equipamentos;
Especialistas explicam que a presença de água no óleo hidráulico ocorre de 3 maneiras: dissolvida, livre e emulsificada.
*Água dissolvida: nessa fase a água é dissolvida uniformemente no óleo, o qual apresenta uma aparência brilhante e limpa;
*Água livre: é o quando a água se separada do óleo, como no fundo de um reservatório
*Água emulsificada: ocorre quando o óleo hidráulico está saturado, sendo incapaz de absorver a água dissolvida. O óleo começa a ficar turvo e escuro, sendo considerado o estágio mais perigoso para o sistema hidráulico;
Como ocorre a contaminação da água no óleo hidráulico
A contaminação de água no óleo hidráulico normalmente se dá na hora de montagem de um componente, no armazenamento ou transporte do óleo novo. Ainda na hora da manutenção, durante a operação da máquina, por umidade atmosférica, ou também por reações químicas internas, como a condensação.
A contaminação da água no óleo hidráulico também pode ocorrer durante o trabalho, principalmente em máquinas e equipamentos com falhas nas vedações, o que permite que a umidade dos ambientes passe para dentro do sistema.
É importante avaliar o ambiente em que a máquina esta trabalhando, se houver muita água ou umidade no local, o respiro do tanque hidráulico pode puxar o ar úmido e contaminar o sistema.
Apesar de ser impossível evitar a presença de água no óleo hidráulico, é possível tomar alguns cuidados. O principal é garantir uma avaliação constante, assim como o monitoramento do óleo hidráulico por meio de análise de óleo e fluidos.
Vale destacar que nos dias de hoje existem métodos modernos e eficientes de tratamento de óleo, os quais garantem o prolongamento da vida útil de maquinas e equipamentos, bem como evitam perdas físicas e financeiras. Entre os principais métodos se encontra a microfiltragem.
Baixe um material gratuito sobre microfiltragem de óleos.
Entenda os benefícios da microfiltragem
Um dos sistemas mais modernos e atuais para eliminar a presença da água no óleo hidráulico é a microfiltragem. O processo é capaz de remover resíduos que não são eliminados pelo sistema tradicional de filtragem.
Além disso, a microfiltragem também remove a presença de micropartículas sólidas, que igualmente contaminam o óleo. Entre as principais vantagens da microfiltragem se encontram:
- Aumento da vida útil da máquina;
- Prevenção de riscos;
- Controle do desgaste de peças;
- Melhora de desempenho;
- Menor impacto ambiental;
Conheça mais sobre mais controle de contaminação de água no óleo hidráulico, fale com um especialista em Filtragem e Microfiltragem.
Faça uma consultoria gratuita!