Os filtros POC são para filtragem de óleo, já os Austech são para microfiltragem. A filtragem atua na remoção da água e partículas sólidas presente no óleo e a microfiltragem também retira a água e partículas sólidas, mas tem maior qualidade na remoção de contaminação em até 2 micras.
Para que uma operação tenha sucesso, é preciso que se alcance a máxima produtividade dos equipamentos. Em função disso, manter a saúde dos fluidos é essencial, bem como propor um plano de manutenção eficiente. Com isso, veja como os sistemas de filtragem Austech e POC melhoram consideravelmente a relação custo-benefício do investimento em equipamentos caros, além de reduzir os custos com manutenção.
O que é o POC
A sigla POC significa Purificador de Óleo Combustível. O objetivo desse purificador é retirar até 99% de água presente no óleo diesel, além de contaminantes de até 10 micras. Isso antes de entrar no sistema de injeção, o que tem como consequência a proteção da máquina em relação às paradas desnecessárias e danos causados por contaminação.
A vida útil de um filtro POC é de até 6 anos, caso seja realizada a drenagem diária e a manutenção correta do equipamento. Por ser compacto, de fácil instalação e manutenção, recomenda-se seu uso em veículos automotores em geral. O sistema de drenagem do POC é conduzido até a parte de baixo do veículo para facilitar a operação de drenagem.
Hoje, a POC tem purificadores de óleo conforme a necessidade da sua frota. No caso de camionetes, furgões e outros equipamentos rodoviários, existe o POC3. Agora, projetado para motores até 4 cilindros de baixo consumo, há o POC 4 e por aí em diante, com o POC 6, 8, até chegar aos sistemas de filtragem fixos, com vazões maiores. No caso de tanques por gravidade estacionários acionados por bombas de abastecimento, nós desenvolvemos o POC T, que trata o diesel antes de abastecer o equipamento, garantindo o tratamento do diesel, ainda que não seja possível assegurar que o óleo chegará purificado à bomba injetora, uma vez que o tanque pode estar contaminado.
O que é o Austech
Os equipamentos Austech são sistemas de microfiltragem de óleo diesel e lubrificantes. A função de um sistema desses é semelhante a de um sistema de filtragem, entretanto com granulometria bem menor, ou seja, consegue capturar partículas ainda menores, como as de até 2 microns, na razão beta 300.
1 micron é o mesmo que 1 milímetro dividido por 1000.
Hoje, os sistemas Austech podem ser encontrados nos modelos FMF para filtragem de óleo diesel; FMD para diálise hidráulica e FMH para filtragem hidráulica. Esse formato, além de garantir a proteção dos sistemas de injeção dos equipamentos contra a contaminação por partículas sólidas, é modular, podendo então ser instalado na linha de injeção de combustíveis. É indicado tanto para motores eletrônicos quanto mecânicos.
Disponibilizamos também na linha Austech o Sistema de Diálise, isto é, dispositivo móvel de microfiltragem cuja função é a diálise de fluidos com a maior eficiência e eficácia possível. Esse sistema de filtragem é contínuo e gradativo, sendo passível de adaptações conforme a necessidade em campo; ele também promove alto grau de limpeza do sistema com a máxima eficiência no menor tempo. Para seu transporte, utiliza-se um carrinho específico, que pode ser alugado de acordo com sua necessidade (diárias mensal e anual).
Por fim, seus equipamentos podem contar com a proteção dos Sistema Austech de Microfiltragem Embarcado ou Fixo, ou seja, que pode ser instalado no próprio veículo ou numa estação de abastecimento ou numa manutenção de frota.
Benefícios da Filtragem e Microfiltragem
Grande parte da frota brasileira de transporte e produção agrícola, atualmente, é movida a óleo diesel. Recentemente, o país comprometeu-se a aumentar a concentração de biodiesel e reduzir os teores de enxofre nesse produto. Por um lado, isso representa grande avanço no quesito ambiental. Por outro lado, no entanto, tem exigido maiores cuidados com a manutenção dos motores a combustão a diesel.
Nesse sentido, a principal alteração refere-se à propriedade altamente higroscópica do biodiesel, que atrai água do ar para o interior do motor. Dessa maneira, além do material particulado inerente ao processo de combustão, a alteração da composição química do combustível trouxe o aumento da concentração de água no óleo, exigindo por esse motivo maior cuidado com a filtragem, especialmente no caso de máquinas com uso sazonal, tal como tratores agrícolas.
VEJA AQUI: Diferença entre Filtragem e Microfiltragem
Assim, os benefícios da instalação de um sistema de filtragem adequado às suas necessidades referem-se em especial à economia com custos de manutenção, já que o valor de uma manutenção não prevista pode chegar a ser até 5x maior que uma manutenção programada.
Se considerarmos que cerca de 80% das falhas dos componentes ocorrem em função de contaminação do óleo, o benefício oferecido pela instalação de um sistema de filtragem destaca-se ainda mais. Além disso a filtragem diminui as chances de falhas inesperadas, que obrigam a interrupção da produção, especialmente no caso de máquinas agrícolas. Todavia, o custo de operação, com a máquina parada ou funcionando, é fixo.
VÍDEO: depoimento de um produtor rural sobre o POC
Por essas razões, é mais interessante prevenir-se contra a perda de tempo de produção implementando-se um filtro que, além de aumentar a vida útil do sistema original de filtragem do equipamento, sirva como prevenção de acidentes. Assim, a instalação de um Sistema de Filtragem Austech ou POC – dependendo de sua necessidade – ajuda a garantir a funcionalidade dos motores por mais tempo. Um sistema de filtragem pode também servir como um “tampão” e evitar o agravamento de problemas originados de alguma quebra no sistema, bem como proteger as peças dos motores de contaminação por água e material particulado.
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